top of page

15 razões pelas quais o escritório é importante

É por isso que o local de trabalho é mais importante do que nunca.


Por Allan Smith, vice-presidente de Marketing Global, Steelcase


Depois de trabalhar em casa e colaborar à distância, ficou clara a importância do local de trabalho e de tudo o que ele oferece: Um escritório é mais do que apenas um local de trabalho. O local de trabalho impulsiona a inovação e o crescimento e estimula a cultura e o senso de comunidade, ao mesmo tempo que fornece as ferramentas e os recursos de que as pessoas precisam para serem verdadeiramente produtivas. Existem inúmeros benefícios em ter um local físico que reúne as pessoas de uma organização. Aqui estão apenas 15 razões pelas quais o local de trabalho é importante.


1. Crescimento: A economia pós-COVID introduziu uma temporada de sobrevivência para as empresas, mas o pivô de volta ao modo de crescimento estará aqui em breve. O crescimento depende da inovação, e isso é alimentado quando pessoas criativas se reúnem para colaborar em sprints de design, prototipagem e testes. Ao mesmo tempo, à medida que os líderes mudam e mudam as estratégias, as salas de guerra e os campos de estratégia presenciais oferecem locais para estabelecer novas prioridades, reunir-se em torno de uma visão e preparar o terreno para o crescimento.


2. Inovação: a pesquisa mostra que a inovação bem-sucedida é baseada no local e incorpora uma variedade de funções, questões e ações de negócios de organizações internas adjacentes ou conectadas. O design do local de trabalho estimula essas conexões e promove atividades inovadoras como construir modelos, compartilhar conteúdo, testar protótipos, iterar em tempo real, coletar anotações e ideias e aproveitar os esforços coletivos da equipe. A tecnologia bidimensional simplesmente não pode mover a agulha como as interações tridimensionais podem.


3. Cultura: as experiências moldam os comportamentos, e os comportamentos ao longo do tempo são a cultura. Os comportamentos e normas coletivas de uma organização, tanto de líderes quanto de funcionários, criam um ethos distinto para aquele grupo de pessoas. A união de diversos pontos de vista, reuniões espontâneas no corredor e almoços com colegas de trabalho oferecem oportunidades para contar histórias, construir relacionamentos e ensinar - coisas que não podem ser reproduzidas por meio de uma tela.


4. Resiliência: COVID-19 provou que a resiliência é mais importante do que nunca. Ter uma base cultural forte e espaços equipados para promover a tomada de decisões pessoalmente é a chave para a capacidade de uma organização de mudar de marcha e recursos para suportar interrupções inesperadas. Liderança forte e decisiva e equipes saudáveis ​​são a espinha dorsal de um local de trabalho inovador, flexível e resiliente que pode dobrar, mas não quebrar.


5. Criatividade: Criatividade é a habilidade inata e exclusivamente humana de gerar ideias, resolver problemas difíceis, identificar oportunidades e imaginar algo melhor. Em contraste com uma experiência individual isolada, afetada e sem as ferramentas certas, a criatividade floresce quando a tecnologia e o espaço se unem para apoiar o pensamento e a ação em cada estágio do processo de brainstorming.


6. Colaboração: a colaboração é um comportamento comercial importante e local, com vínculos diretos com o crescimento e a inovação. Aprofundar as ideias uns dos outros, usar notas adesivas para fazer um brainstorm e trazer outras pessoas por meio de discussões e quadros brancos ajuda a evoluir, destilar e solidificar novos conceitos. A linguagem corporal e outros comportamentos não ditos fornecem pistas sociais que podem ser facilmente perdidas quando não está em pessoa. Quando toda reunião começa e termina no horário, não há espaço para acaso.


7. Transformação digital: Se as empresas não pensavam em transformação digital antes do COVID-19, certamente estão agora. As organizações foram forçadas a competir e gerenciar uma série de interrupções - internas e externas, domésticas e globais. Eles estão lançando novos modelos de negócios, estabelecendo salas de guerra e equipando salas de equipes com uma tendência para interações face a face. Especialmente em tempos de estresse ou crise, não há substituto para a reunião para abordar, avaliar e resolver problemas rapidamente.


8. Conexão: Embora trabalhar em casa ofereça certa medida de privacidade, também pode levar ao isolamento, solidão e depressão. Sem o apoio das equipes e do trabalho em grupo, as pessoas se sentem desconectadas e desengajadas. O desgaste aumenta, deixando a empresa lutando para identificar novos talentos e preencher rapidamente funções importantes. Ao mesmo tempo, as pessoas que não interagem com outras pessoas ou participam do local de trabalho correm o risco de se tornar irrelevantes, subestimadas ou esquecidas. Esses fatores não afetam apenas o indivíduo e sua carreira, eles afetam a capacidade de uma empresa de preencher o pipeline de talentos, fazer planos de contingência e identificar futuros líderes. Ter um lugar para criar conexões significativas é mais importante do que nunca.


9. Agilidade: o trabalho ágil ajuda as equipes a se adaptarem rapidamente com ciclos de aprendizagem rápidos, mas isso requer um ecossistema de espaços para dar suporte a diferentes etapas de aprendizagem e um nível de iteração e colaboração que ocorre melhor pessoalmente. À medida que as ideias evoluem e os protótipos surgem, a capacidade de flexionar e mover móveis é crítica para ajudar as equipes a se unirem de forma a apoiar seu trabalho acelerado e em constante mudança.


10. Comunicação: é a verdadeira comunicação que pode ocorrer por meio da tecnologia, mas acreditamos que algo se perde em um mundo bidimensional constante. Plataformas online, mensagens de texto e uma variedade de aplicativos projetados para dar suporte às equipes são a infraestrutura necessária, mas também existem perigos. O uso constante da tela ou do telefone pode causar fadiga, zoneamento e até produtividade reduzida. Ficar em contato é vital para o impulso para a frente, e não há substituto real para a comunicação face a face.


11. Atrair e reter: o local de trabalho é uma ferramenta fundamental para ajudar as organizações a atrair, reter e engajar talentos. O espaço não é apenas uma expressão da empresa, mas também envia importantes sinais culturais sobre o que os novos talentos podem esperar da sua organização. Existe escolha e controle? Existem espaços sociais para se encontrar com os companheiros de equipe? Embora a tecnologia possa ajudar com alguns elementos, como integração, é difícil construir uma comunidade e cultivar os tipos de relacionamentos necessários para envolver talentos e fortalecer equipes.


12. Bem-estar: Os espaços nos fazem sentir cuidados, podem promover uma sensação de tranquilidade ou comunicar a necessidade de trabalhar. A planta baixa de um espaço pode promover movimento e oferecer suporte ergonômico, e um espaço bem projetado pode fornecer proteção emocional e psicológica. Uma estratégia para promover o bem-estar dos funcionários deve incluir atenção ao espaço e seu impacto nas pessoas. Deixar o "trabalho no trabalho" é uma maneira saudável de criar o tão necessário equilíbrio entre vida pessoal e profissional.


13. Trabalho Distribuído: Trabalhar em diferentes fusos horários, invadir as casas das pessoas e gerenciar ruídos e distrações visuais cria disparidade de presença e desafia a capacidade de concentração de uma equipe. As vozes são cortadas, as pessoas falam inadvertidamente umas sobre as outras, não percebem que estão mudas ou uma pessoa domina a conversa, incapaz de detectar pistas de linguagem corporal ou normas culturais. O espaço oferece uma experiência mais rica na sala que apoia e equaliza o trabalho em equipe, tornando o escritório um destino colaborativo.


14. Integração de tecnologia: Ecossistemas imersivos projetados para reunir pessoas e tecnologia em um só lugar não apenas aumentam a produtividade, mas também oferecem suporte a novas maneiras de trabalhar. A tecnologia integrada e os produtos de alto desempenho fornecem qualidades aditivas sem os recursos desajeitados de espaços posteriores com tecnologia adicionada às pressas e não otimizada.


15. Gerenciamento de mudanças: embora a comunicação de mudanças possa ser feita por meio da tecnologia, as melhores práticas de gerenciamento de mudanças vêm através da modelagem de novos comportamentos e do reforço de expectativas juntos. Conversas não planejadas no corredor, narração de histórias e momentos antes e depois das reuniões são oportunidades valiosas para fazer conexões durante um período de incerteza. Demonstrar os resultados desejados, aprender juntos e "fazer o mesmo" sempre será mais poderoso do que apenas palavras.


Um local de trabalho é muito mais do que a soma de pessoas, tecnologia, arquitetura e móveis. Um espaço bem projetado oferece suporte a todas as diferentes maneiras como trabalhamos e reúne pessoas e tecnologia para aumentar a produtividade, melhorar o bem-estar e construir confiança por meio de interações face a face. À medida que as organizações se adaptam às mudanças que enfrentam ao lidar com esta pandemia, temos a oportunidade de reunir as pessoas no momento em que elas mais precisam de conexões humanas e de ajudar as empresas a progredir.

 

Allan Smith é vice-presidente de marketing global da Steelcase. Allan é responsável pela estratégia de portfólio, gerenciamento de linha de produtos e lucratividade para a família de marcas globais, mercados verticais e negócios subsidiários da Steelcase. Sua organização desempenha um papel de liderança na transformação da Steelcase de pesquisas e insights em produtos e aplicações inovadores. Ele começou sua carreira na Steelcase em 1991.


15 visualizações0 comentário
bottom of page